É difícil de passar

ERS-316 tem pedras que prejudicam o trânsito

Todos os dias, de segunda a sexta-feira, o bancário Éverton Márcio Buss Flores, 34 anos, viaja de Santa Maria, cidade onde mora, até o seu trabalho, no município de São Martinho da Serra.

Desde o início desta semana, o bancário trocou a ERS-316 pela BR-158, até Val de Serra, onde acessa uma estrada municipal que leva a São Martinho. São cerca de 30 quilômetros e, pelo menos, meia hora a mais, na ida e também na volta, para casa. É que o caminho está cada vez pior. Se antes o que incomodava eram os buracos, o problema agora é o pedregulho.
- A estrada já estava horrível, sempre teve problemas. Mas, de uns dias para cá, a empresa que faz a manutenção colocou umas pedras que são muito grandes. Então, os motoristas precisam ficar desviando. Mudei o meu caminho antes que estrague o meu carro. Prefiro fazer 30 quilômetros a mais - conta Flores.

Anderson Flores da Trindade, 27 anos, bancário, mora em São Martinho. Ele costuma viajar até Santa Maria pelo menos três vezes por semana e também se diz preocupado com a situação ERS-316:
- O meu carro não estragou, mas tenho amigos que já tiveram problemas mecânicos em função das pedras. A gente se preocupa com o carro, mas também é perigoso por causa de acidentes. Desde que vi que a estrada estava calamitosa, entrei em contato com o Daer (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem) pelo site. Até responderam, dizendo que a estrada estava em fase de análise. Era para ela ser revitalizada, mas parece o contrário disso.

De acordo com o engenheiro Dalton Garcia, da superintendência do Daer, existe um contrato com a empresa Della Pasqua, responsável pela estrada, que está em fase de obras.
- Ainda não há nenhum trecho concluído. É necessário fazer uma escarificação (colocar material novo), mas, para isso, é preciso fazer uma análise, esperar ter a umidade correta para compactar o solo e, com esta chuva, complica muito o trabalho - explica Garcia.

Na tarde de quarta-feira, a reportagem do Diário entrou em contato com a Della Pasqua por quatro vezes, mas não conseguiu falar com nenhum responsável pela empresa ou pela obra na estrada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cerca de 10 mil pessoas participaram da Marcha para Jesus

Próximo

Marcha Para Jesus ocorre na tarde de quinta-feira, em Santa Maria

Geral